terça-feira, maio 16, 2006

ESTAGNAÇÃO OU VALORES DIFERENTES?

Semana passada, passei na frente do predio onde moram umas tias minhas por parte de mãe e conversei com o porteiro que trabalha lá desde que me entendo por gente. Ele já deve estar com uns cinquenta anos e continua naquele mesma portaria. Vocês devem estar se perguntando como alguém consegue trabalhar a vida inteira em algo monótono e sem aumento de salário? Deve ter tido algum aumento, claro, mas não deve ser muita coisa...
Tenho duas resposta para essa pergunta: a primeira foi a falta de oportunidades(ou disposição) para crescer. A segunda é de que simplesmente ele NÃO quer sair dali, porque não aspira grandes sonhos como muitos de nós de ser rico. Tem pessoas que gostam de viver de maneira simples e não podemos criticá-las, afinal de contas, a uma questao de valores que temos que levar em consideração!
Isso me lembrou a fábula do pescador onde um grande empresário questiona um pescador por ter grande habilidade e conhecimento sobre pesca e estar "desperdiçando" isso não progredindo na vida. Para o empresário, o pescador deveria aproveitar todo o seu conhecimento e abrir um negócio de pesca industrial, e com isso em alguns anos ele se tornaria rico e poderia apreciar o restante de sua vida vivendo de maneira mais confortável, apenas usufruindo dos lucros acumulados durante anos. Mas aí o pescador questiona porque ele gastaria anos se esforçando para viver de maneira confortavel se ele já havia alcançado todo o conforto que queria? Ele gastava apenas algumas horas pescando e depois ia dormir, brincar com os filhos, tomar banho no rio... Para ele, ISSO era o conforto que ele queria! Ele vivia numa casinha na beira do rio, mas tinha todo o alimento para ele e sua familia, educação e diversão para os filhos e era feliz. Já o empresário morava numa casa enorme, vivia trocando de carrões, mas provalvemente tinha muito problemas causados pelo estresse do trabalho e isso poderia até mesmo estar influenciando na sua vida social e familiar. Em outras palavras, ele poderia não ser feliz mesmo com todos aqueles patrimônios e todo aquele dinheiro. Quem vocês preferiam ser? O empresário rico e infeliz ou o pescador humilde e feliz?
Pensem nisso crianças. Ás vezes nem sempre o que parece bom para nós é bom para os outros, e dinheiro nem sempre trás felicidade! Bom, não sei... do jeito que as coisas andam quem sabe talvez daqui a alguns anos seja possivel comprar felicidade em supermercardos! :)

[]'s

Nenhum comentário: